sábado, 30 de novembro de 2013

GLOBO ESPORTE.COM EM PETROLINA-PE XADREZ NAS ALTURAS.


 - Atualizado em 

Celeiro de enxadristas: Petrolina é destaque em atletas e conquistas

Cidade reúne vários praticantes e revela atletas como Ramires Coelho, que é a atual campeã brasileira em sua categoria. Esporte é disciplina em escolas da região

Por Petrolina
Há aproximadamente 10 anos, a Federação Pernambucana de Xadrez (FPX) mantém um trabalho que mudou o cenário do esporte na região de Petrolina. Algumas escolas da cidade têm a modalidade como uma disciplina da grade curricular, assim como matemática, português ou qualquer outra, para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração. Em virtude da ação, várias crianças e jovens se destacaram na prática do xadrez. Nas escolas, a iniciação nas aulas se dá a partir dos 5 ou 6 anos de idade.
Enxadristas de Petrolina  (Foto: Magda Lomeu)Crianças começam logo cedo a praticar xadrez em Petrolina (Foto: Magda Lomeu)

Agnaldo Melo dos Santos, que também já foi atleta de xadrez na época que estava na Aeronáutica, é o vice-presidente da FPX e conta que atualmente, tanto em escolas públicas como nas particulares, o xadrez é praticado. 
Enxadristas de Petrolina. Ramires Coelho. (Foto: Magda Lomeu)Ramires Coelho começou a praticar xadrez com 6 anos (Foto: Magda Lomeu)
- São nas escolas que percebemos o talento de futuros atletas e investimos nisso a partir de então. 
Uma das primeiras descobertas foi Ramires Coelho. Ela iniciou a prática do esporte aos 6 anos na Escola Estadual Professor Simão Durando e logo começou a disputar e se destacar nos torneios regionais. Conseguiu títulos, ganhou bolsa de estudos, patrocínio e passou a representar Petrolina em competições estaduais.  Hoje, com 15 anos, é a principal atleta do esporte em sua categoria no Brasil, detendo sete títulos em Campeonatos Brasileiros e inúmeros Estaduais.
POLO OLÍMPICO
O xadrez foi considerado esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, a partir de 2001, mas suas competições acontecem em uma Olimpíada própria do esporte.
Já visando enviar futuros competidores olímpicos, Agnaldo, juntamente com outros Mestres, conta com o Polo Olímpico que fica no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Petrolina. Nesse local eles desenvolvem, fora das escolas, o treinamento dos atletas, que também podem contar com o treinamento feito pela internet.
- Os atletas podem jogar com competidores de diversas categorias e de vários locais do mundo, assim eles aperfeiçoam suas técnicas e progridem no seu desempenho. A internet é uma grande ajuda - diz Agnaldo.
O vice-presidente da FPX ainda complementa que muitos atletas convivem com a falta de incentivo financeiro e dependem da ajuda da família. 
- Muitos prodígios estão surgindo,mas a falta de patrocínio ainda é um empecilho para que possamos enviar delegações para participar das diversas competições que surgem durante todo ano e investir em um melhor treinamento. A maioria dos atletas contam com o famoso “paitrocínio”.
FUTURO
A Federação Pernambucana conta atualmente com 200 atletas filiados de Petrolina em todas as categorias (dos 6 anos ao Sênior, atletas acima de 60 anos). A expectativa é que com a proximidade na mudança de gestão, o incentivo aos atletas da base seja maior.
Mediante o número de atletas e resultados expressivos constantes em campeonatos e torneios, Petrolina recebeu no dia 2 de novembro deste ano a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Xadrez. A intenção é que essa expressividade da região no esporte seja cada vez maior, e Ramires Coelho abra as portas para que outros atletas sigam seus passos e possam levar o nome de Petrolina cada vez mais alto. Do dia 31 de novembro ao dia 14 de dezembro, ela e mais dois atletas - um mineiro e um paulista - irão compor a equipe que participará do Campeonato Mundial de Xadrez, que acontecerá em Brasília.
Enxadristas de Petrolina.Álvaro e Ramires (Foto: Magda Lomeu)Álvaro Miguelino e Ramires Coelho: o futuro e o presente do xadrez de Petrolina (Foto: Magda Lomeu)
Em 2016 acontecerão as Olimpíadas Escolares e o xadrez será uma das modalidades. Os futuros representantes já estão treinando, assim como Álvaro Miguelino de 11 anos, que está se destacando e levando a sério suas disputas e vislumbrando o pódio olímpico. Ele já foi para a Argentina e Colômbia competir e quer fazer parte da delegação que disputará essas Olimpíadas.   
- Eu jogo xadrez desde os 3 anos junto com meu pai e minha irmã e em torneios comecei com 5 anos, estou treinando, além da escola, mais duas horas por dia. Quero melhorar minha concentração e minhas jogadas. Gosto de participar das competições porque fazemos muitos amigos.
A expectativa do vice-presidente da FPX é que nos próximos anos mais atletas, como Ramires, Álvaro e tantos outros da região surjam e se destaquem para conseguirem mais apoio para o esporte. Ele quer que Petrolina seja uma potência no xadrez. 
- Petrolina está ficando famosa por causa do xadrez e creio que conseguir apoio será mais fácil. Vocês podem esperar que nas principais competições de xadrez nossos atletas estarão participando – finalizou Agnaldo.

Nenhum comentário: