sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Alexandr Fier:História dos Campeões Brasileiro de xadrez




Alexandr Fier, Madrid 2008
Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier (Joinville, 11 de março de 1988) é um enxadrista brasileiro que obteve a norma de Grande Mestre Internacional em 21 de outubro de 2006, é o segundo mais jovem brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre. No início de 2007, o Brasil dispunha de sete GMI's, contando com Fier dentre eles. No torneio Parque das Águas Claras, que contou com a participação expoentes nacionais como Jaime Sunye, Everaldo Matsuura e Jefferson Pelikian, obteve uma das maiores performances ELO da história do Xadrez: 3120, comparável à performance de Bobby Fischer no campeonato dos Estados Unidos. Em 2009, é o número um do Brasil e 95º no mundo. Em setembro de 2009 atingiu o rating de 2644.

[editar] Carreira

Iniciou sua carreira em 1995 vencendo com apenas seis anos de idade o Campeonato Paranaense sub-10. A partir dai passa a acumular títulos nas categorias de base destacando-se entre eles o vice-campeonato mundial sub-10 de 1998, disputado em Oropesa del Mar, Espanha. Obtém o titulo de Mestre Internacional aos dezesseis anos e o de Grande-Mestre aos dezoito, sendo o mais jovem brasileiro a conquistar esta distinção. Entre suas atuações destaca-se a conquista invicta do 72° Campeonato Brasileiro em Guarulhos, 2005 e o bicampeonato paulista 2007/08. Representou o Brasil nas Olimpíadas de Calvia 2004 e Torino 2006.

[editar] Títulos
Vice-campeão mundial sub-10
Tetra-campeão pan-americano em várias faixas etárias
Octo-campeão brasileiro (inclusive campeão absoluto)
Várias vezes representante do Brasil em campeonatos mundiais de várias faixas etárias
Campeão sul-americano sub-20
Campeão do Zonal Sul americano 2.4 FIDE 2009
Campeão do XI Open Internacional D’escacs de Sants, Hostafrancs I La Bordeta

2 comentários:

Academia Rafael Leitão disse...

Gostaria de fazer uma correção. Na verdade, o mais jovem brasileiro a conquistar o título de GM foi Rafael Leitão (a diferença é de alguns meses). Um abraço, Rafael.

AGNALDO MELO DOS SANTOS disse...

correção feita nas duas postagens, na de rafael e fier:história dos campeões brasileiro de xadrez.