terça-feira, 27 de dezembro de 2011

William Steinitz:História dos Campeões Mundiais de xadrez

Foi campeão no período de 1866 à 1894
Wilhelm (mais tarde William) Steinitz (Praga, 17 de maio de 1836 - Nova Iorque, 12 de agosto de 1900) foi um enxadrista judeu do Império Austríaco e primeiro campeão do mundo de xadrez.

Conhecido pelas suas contribuições para o desenvolvimento de estratégia no xadrez, tendo sido as suas teorias tidas em grande conta por vários jogadores de xadrez, como por exemplo Aaron Nimzowitsch, Siegbert Tarrasch e Emanuel Lasker, Steinitz foi campeão mundial entre os anos de 1886 e 1894, conservando o título em quatro matches disputados contra Zukertort, Chigorin (por duas vezes) e Gunsberg. Perdeu dois matches com o seu sucessor, Lasker. Steinitz adoptou uma abordagem científica ao estudo do jogo, formulando as suas teorias em termos científicos e formulando também "leis".

Fora da sua actividade no xadrez, Steinitz praticava sapateado. Numa carta a um amigo pouco tempo antes da sua morte, Steinitz expressou o seu arrependimento por nunca ter desafiado o campeão mundial de sapateado, que na altura era o espanhol naturalizado americano Eduardo Corrochio. O seu amor à dança é um indicador da sua personalidade, um homem de paixões e amante de arte, consumido pelo desejo de competir e vencer.

Steinitz adquiriu a nacionalidade estadunidense a 23 de Novembro de 1888, depois de residir no estado de Nova Iorque durante cinco anos.

Diz-se que nos seus derradeiros dias, Wilhelm Steinitz ficou mentalmente perturbado, afirmando que havia jogado e vencido Deus num jogo de xadrez através de uma linha telefónica invisível. Emanuel Lasker, que arrebatou o campeonato a Steinitz disse numa ocasião, "Eu que derrotei Steinitz irei fazer justiça às suas teorias, e irei vingar os males que sofreu." Steinitz faleceu pobremente, um fato evidenciado por Lasker, que estava determinado a não seguir pelo mesmo caminho de Steinitz.

Nenhum comentário: