sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Giovanni Vescovi:História dos Campeões Brasileiro de xadrez


Giovanni Portilho Vescovi (Porto Alegre, 14 de junho de 1978) é um enxadrista brasileiro, detendo o título de Grande Mestre Internacional, desde 1998. Começou a jogar xadrez com três anos de idade.

Em 1987, tornou-se Vice-Campeão Mundial Mirim, primeiro brasileiro a conquistar este título, e iniciou sua extensa série de conquistas. Com jogo arrojado e criativo, produziu algumas das mais belas partidas do xadrez brasileiro e teve várias combinações publicadas no Sahovski Informator, Chess Base Magazine, New in Chess e Europe Échecs.

Vescovi já participou de diversos eventos internacionais por mais de trinta países. É poliglota, dominando cinco idiomas, além da língua materna: espanhol, inglês, alemão, sueco e russo. Reside atualmente em São Paulo, onde cursa a faculdade de Direito.

Vescovi conquistou o título de campeão do 76º Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto, disputado entre os dias 2 e 11 de dezembro de 2009, em Americana, São Paulo. Vescovi terminou a competição com 8,5 pontos, resultado de sete vitórias, três empates e somente uma derrota. A segunda colocação ficou com o GM Gilberto Milos, que terminou invicto, com 8 pontos.

Em janeiro de 2010, com 2.660 pontos, foi considerado o melhor enxadrista do Brasil e o 64º melhor enxadrista do mundo.[1] Em dezembro, ganhou seu sétimo título brasileiro.[2]

Nenhum comentário: