sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Henrique Mecking:História dos Campeões Brasileiro


Biografia

É o maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos. Teve seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.[2]

Suas vitórias nos fortíssimos Torneios Interzonais de Petrópolis 1973 e Manila 1976 lhe valeram a oportunidade de participar do Torneio de Candidatos, sequência eliminatória de matches para definir o desafiante ao título mundial. Em ambas as oportunidades foi eliminado no match inicial - em 1974 por Korchnoi e em 1977 por Lev Polugaevsky.

Uma doença grave - a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos - fez Mequinho abandonar as competições em 1978. Chegou a iniciar sua participação no Torneio Interzonal do Rio de Janeiro (1979), em uma tentativa de classificar-se para o Torneio dos Candidatos pela terceira vez consecutiva, mas, atendendo a ordens médicas, deixou o torneio antes da conclusão da segunda rodada. Depois disso afastou-se dos tabuleiros por mais de dez anos.

No estágio mais grave da doença passou a frequentar os cultos da Renovação Carismática Católica. Ao se recuperar, passou a dedicar-se integralmente à religião, mas sempre alimentou a esperança de voltar a jogar xadrez.

Mequinho voltou a jogar em 1991, num match de 6 partidas contra o GM Predrag Nikolic. Demonstrou um jogo muito forte, mas por estar longo tempo parado, foi vencido pelo iugoslavo (1 derrota e 5 empates). Em 1992, jogou um match contra o GM Yasser Seirawan, mas depois desta nova derrota, afastou-se por longo tempo.

Em 2000, retornou aos tabuleiros para disputar um match contra outro grande mestre brasileiro Giovanni Vescovi, na época tricampeão nacional.

Mequinho mostra que é ainda um jogador de muita força, apesar de dedicar a maior parte de seu tempo à sua fé religiosa. Uma prova disso foi em 2001, no Magistral Najdorf - Argentina, ter empatado com Judit Polgar, a maior enxadrista da história, e também com o seu antigo adversário Viktor Korchnoi.

Mequinho também participa de torneios online, como os realizados no ICC (Internet Chess Club). Nele jogam cerca de 25000 jogadores de alto nível, sendo que 200 deles são grandes mestres, sendo que por mais de 10 vezes Mequinho chegou a ser o primeiro do ranking.

Em 2003, a convite do mestre internacional Alexandru Sorin Segal, vem participar dos Jogos Regionais, representando a cidade de Ilha Solteira e ajudando a equipe a ser campeã, classificando-a para os Jogos Abertos, onde se tornaria vice-campeã.

De 2005 a 2008 disputou os Jogos Regionais e os Jogos Abertos pela cidade de Taubaté, onde reside.

Em 2008, Henrique Mecking venceu o I Campeonato Brasileiro por Internet, organizado pela Federação Brasileira de Xadrez e disputado nos servidores do Internet Chess Club, após final contra o GM Rafael Leitão. O título foi decidido após um tie-brake.

Em 2009 recebeu o convite para representar a cidade de São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, e nos Jogos Abertos.

Atualmente Mequinho é o número 5 do Brasil, com uma pontuação de 2548 no rating FIDE de janeiro de 2010.

[editar] Títulos obtidos
1959 – Vice-campeão de São Lourenço do Sul/RS;
1964 – Campeão gaúcho absoluto;
1965 – Campeão brasileiro absoluto;
1967 – Campeão brasileiro absoluto e sul-americano absoluto. Recebe o título de mestre internacional (MI);
1970 – Vencedor do Torneio Internacional de Bogotá, Colômbia;
1971 – Ganhador do Torneio Internacional de Vrsac, Iugoslávia;
1972 – Recebe o título de grande mestre internacional (GM), campeão sul-americano;
1973 – Vencedor do Torneio Interzonal de Petrópolis/RJ, sendo classificado para o Torneio dos Candidatos, última eliminatória do Campeonato Mundial;
1975 – Segundo colocado no Torneio Internacional de Las Palmas, Espanha e, também, segundo colocado no Torneio Internacional de Manila, Filipinas;
1976 – Vencedor do Torneio Interzonal de Manila, Filipinas, classificando-se novamente para o Torneio dos Candidatos;
1977 – Terceiro melhor jogador de xadrez do mundo pelo ranking da Federação Internacional de Xadrez (ELO 2635);
2006 - Vencedor do "2nd Festival Scacchistico Internazionale città di Lodi" (torneio aberto de Lodi) [3]
2008 - Vencedor do I Campeonato Brasileiro por Internet organizado pelo Confederação Brasileira de Xadrez.

[editar] Obras publicadas
Iniciação ao Xadrez (1973). Obra destinada a principiantes, com numerosos conselhos e orientações.
Como Jesus Cristo Salvou a Minha Vida (1992). Relato de como a fé o livrou da miastenia, uma doença mortal.

[editar] Curiosidades

Em 1965, quando venceu pela primeira vez o campeonato brasileiro, Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convicto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia título, falou:

— "Proponho o empate!"

— "Proponho que o senhor abandone!!", exclamou Mequinho.

O riso foi geral entre os assistentes. A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final. Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora.[4]

Mequinho é citado na música "Super-Heróis" de Raul Seixas, no trecho: "...Quem é que no Brasil não reconhece o grande trunfo do xadrez…","…Adivinha quem era? Mequinho (…).

Em 1972, quando enfrentou o ex-campeão mundial Tigran Petrosian no torneio de San Antonio, Mequinho descobriu que tinha que lutar dentro e fora do tabuleiro. O grande mestre soviético "só fazia silêncio quando era a vez dele jogar. Toda vez que eu tinha que pensar ele estava cutucando a mesa com o joelho e o tabuleiro com o cotovelo para chacoalhar a mesa. Se não fosse suficiente para incomodar-me, Petrosian ficava fazendo ruídos, derrubando café, e tudo com ritmo variável. E rolando uma moeda na mesa."

Depois de reclamar três vezes com os árbitros, Mequinho resolveu fazer barulho quando era sua vez de jogar. Petrosian calmamente desligou seu aparelho auditivo e ganhou a partida.

Nenhum comentário: