terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Adolf Anderssen: História dos Campeões Mundiais de xadrez

Foi Campeão no período de 1851 à 1858








Anderssen



Informações pessoais



Nome completo

Karl Ernst Adolf Anderssen



Nascimento

6 de julho de 1818
Breslau, antiga Prússia



Nacionalidade

Reino da Prússia



Falecimento

13 de março de 1879 (60 anos)
Breslau, antiga Prússia



Conquistas



Londres 1851 (1º)



Londres 1862 (1º)



Baden-Baden 1870 (1º)


Karl Ernst Adolf Anderssen (Breslau, 6 de julho de 1818 — Breslau, 13 de março de 1879) foi um jogador de xadrez da antiga Prússia e um dos mais destacados mestres do xadrez clássico do século XIX. Sua carreira desenvolveu-se antes da aparição dos Campeonatos do Mundo. Destacou-se pelo seu jogo agressivo: as suas grandes criações são duas partidas conhecidas como a imortal e a sempre-viva. Ele teve uma longa e distinta carreira no xadrez, em momentos considerado o melhor jogador do mundo, e ainda hoje admirado por seu brilhante estilo de jogo.





Índice
[esconder] 1 Começo
2 Londres (1851)
3 Londres [1862]
4 Baden-Baden (1870)
5 Referências
6 Ligações externas


[editar] Começo

Anderssen nasceu em Breslau, Prússia (actualmente Wroclaw, Polónia) em 1818. Viveu na sua cidade natal a maior parte de sua vida. Nunca se casou e vivia com sua mãe viúva e com sua irmã solteira.

Quando Anderssen tinha nove anos de idade, seu pai ensinou-o a jogar xadrez. Ele próprio disse ter aprendido a estratégia do jogo a partir do livro de William Lewis "Cinquenta partidas entre Labourdonnais e McDonnell" (1835).

Graduou-se pelo ensino secundário em Breslau e de seguida foi para a universidade, onde estudou Matemática e Filosofia. Depois de se graduar, trabalhou como instrutor e professor de matemática. Sua carreira foi ensinar Matemática e seu hobbie e grande paixão, jogar xadrez.

Anderssen não era um prodígio do xadrez. Seus progressos foram resultado de um esforço deliberado e, em 1840, com a idade de vinte e dois anos, ainda não havia superado alguns mestres alemães com Bledow, von der Lasa e Hanstein.

A primeira vez que atraiu a atenção do mundo do xadrez foi quando publicou alguns curtos problemas de xadrez em 1842. Mais tarde, em 1846, posicionou-se como editor da revista Schachzeitung (mais tarde chamada Deutsche Schachzeitung).

[editar] Londres (1851)

Em 1848 jogou uma partida com o jogador profissional Daniel Harrwitz. Devido a esta partida e à sua reputação no xadrez, recebeu um convite para ser o porta-estandarte da equipe de xadrez da Alemanha para o primeiro torneio mundial de xadrez, em Londres 1851.

Anderssen não parecia muito convencido em aceitar o convite, já que o custo da viagem era demasiado alto para as suas posses. No entanto, Howard Staunton ofereceu-se para pagar-lhe os gastos da viagem. Desta forma, Anderssen pôde assistir ao torneio. Já no torneio venceu Lionel Kieseritzky, József Szén, Staunton e Marmaduke Wyvill, tornando-se o vencedor.

Também ficou conhecido por duas de suas partidas, as quais ganhou devido a combinações de notáveis sacrifícios de peças. Na primeira, chamada "A imortal", com as peças brancas, e jogando contra Lionel Kieseritzky em 1851, sacrificou um bispo, duas torres e finalmente a rainha. Na segunda partida, levada a cabo em Berlim (1852), com as peças brancas e jogando contra Jean Dufresne, o sacrifício de peças foi mais modesto. O jogo foi chamado de "A siempre-viva".

Nos anos seguintes, foi considerado por muitos como o mais importante jogador do mundo. Em 1858 foi derrotado pelo norte-americano Paul Morphy, em Paris, tendo ganho dois jogos, perdido sete e empatado dois.

Anderssen jogou o curioso movimento inicial 1. a3 na partida contra Morphy. A esta abertura foi dado o nome de "abertura de Anderssen". Este movimento nunca havia sido popular em competições de categoria.

[editar] Londres [1862]

Três anos depois de ser derrotado por Morphy, Anderssen ganhou o Torneio de xadrez de Londres de 1862: o primeiro evento internacional round-robin (no qual cada participante joga uma partida contra todos os demais), com uma pontuação de doze vitórias em treze partidas, perdendo somente com John Owen.

Em 1866 jogou e perdeu uma partida contra Wilhelm Steinitz. A partida introduziu certo número de idéias novas no campo da estratégia de xadrez. Alguns escritores modernos dizem que depois desta partida, Steinitz era o campeão mundial, mas os mesmos jogadores não fizeram tal reclamação, nem sequer outra qualquer pessoa da época. Mais tarde, Anderssen perderia um segundo jogo contra Steinitz.

[editar] Baden-Baden (1870)

O maior feito de Anderssen chegou quase no final de sua vida, quando ganhou Torneio de xadrez de Baden-Baden de 1870, o torneio mais intenso que se havia jogado na época. Terminou à frente de seu velho rival Steinitz, assim como dos grandes jogadores Neumann e Blackburne.

Em Leipzig (1877) ficou em segundo lugar, sendo a sua última grande vitória. Tinha 59 anos e morreu dois anos depois.

A revista Deutsche Schachzeitung escreveu uma nota pela sua morte com um obituário de 19 páginas

Nenhum comentário: