quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conheça a Maior Revelação deste Brasileiro 2011


"Evandro Amorim Barbosa agora é Mestre Internacional de Xadrez, mas no início, quando assistia a uma partida desse jogo, acreditem: o achava “chato”. Ainda bem que as coisas tomaram outros rumos. Tudo começou na escola, através do projeto Xadrez nas Escolas. Daí em diante, o paraisense não parou mais. Pelos tabuleiros da vida, Evandro teve oportunidade de conhecer vários países, ganhar incontáveis troféus e medalhas e escrever seu nome no mundo do xadrez. Aos seus mínimos 19 anos, o enxadrista resguarda uma postura séria e disciplinada, um olhar sereno, mas ao mesmo tempo, determinado e competitivo, disposto a encarar os desafios que lhe são impostos. Coisa de um grande campeão. Como começou seu envolvimento com o xadrez? Meu primeiro contato com o xadrez foi na escola, através do projeto “Xadrez nas Escolas”, quando eu estava na 4ª série, na Escola Estadual São José. Eu ia às aulas e ficava brincando em casa também – eu acabei comprando um joguinho de xadrez e ensinava para meus amigos que jogavam futebol comigo, mas era só para brincar mesmo. Tinha uns torneios na escola para ganhar medalhas e a ideia, até então, era só ganhar medalhas. Eu me mudei de Paraíso para Poços de Caldas no outro ano. Acabei me afastando um pouco do xadrez, mas depois comecei a jogar pela internet. Aqui em Paraíso tinha bastante torneio de xadrez, então, quando teve um torneio mineiro, eu vim de lá para jogar aqui. Só que eu fui começar a treinar mesmo em 2004, quando depois de dois anos, eu voltei para Paraíso. Eu comecei a treinar com o Tales Braghini, que dava aulas de xadrez, depois com o Gérson, e daí então, comecei a disputar competições. (...)"

Nenhum comentário: