quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Olício Gadia História dos Campeões Brasileiro de xadrez


Olício Gadia é o5º da esquerda para direita da foto.




Olício Gadia nasceu em Marília em 2 de julho de 1928 e faleceu em 1988, foi um enxadrista brasileiro, duas vezes campeão brasileiro (1959 e 1962).

Vida e Carreira
Olício Gadia formou-se em direito, e trabalhou na Caixa Econômica Federal como procurador. Nunca casou-se nem teve filhos. Jogava xadrez no Clube de Xadrez Guanabara.

Curiosidades
Em 1965 quando venceu pela 1a vez o campeonato brasileiro Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convicto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia título, falou: - Proponho o empate! - Proponho que o senhor abandone!! - exclamou Mequinho. O riso foi geral entre os assistentes. A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final. Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora. - fonte: Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez volume II de Waldemar Costa

Um comentário:

carlos bruno disse...

Parabens Agnaldo pela iniciativa,é muito importante alem de ser muito prazeiroso relembrar a historia do xadrez no Brasil!!!!!